Início Economia Como vender no Mercado Livre: passo a passo Como vender no...

Como vender no Mercado Livre: passo a passo

Como vender no Mercado Livre no maior marketplace da América Latina? A gente te explica tudo para que você venda muito mais!

Aprender a vender no Mercado Livre é uma forma de sua empresa vender on-line mesmo sem um portal web. Além disso, o mercado pode ser um canal adicional para oferecer seus produtos se você já tiver uma loja on-line. 

Além disso, em uma análise do Euromonitor, 84% das organizações de pequeno e médio porte que utilizam o Mercado Livre disseram que atraíram novos consumidores e expandiram seu alcance fora do local utilizando a plataforma. 

Para ajudar seu negócio a aproveitar esta oportunidade, contudo, criamos um guia básico para vender no Mercado Livre com instruções passo a passo para ajudá-lo a começar.

O que é Mercado Livre?

Antes de tudo, hoje em dia, é quase impossível para qualquer um não saber do Mercado Livre. Porque mesmo que você não tenha vendido ou comprado nada na plataforma, você deve saber do que se trata. 

Mas supondo que você não saiba nada sobre o lugar, vamos descobrir. Mercado Livre é uma empresa internacional de tecnologia (originária da Argentina) com operações em mais de 20 territórios. Atualmente é uma das plataformas mais famosas da Internet, especialmente na América Latina. 

Como vender no Mercado Livre: passo a passo
Como vender no Mercado Livre – (Foto Pexels)

Através deste website, indivíduos e organizações podem anunciar e comercializar produtos com bastante facilidade. A principal virtude é a garantia de pagamento oferecida pelo próprio Mercado Livre, que garante a maioria das transações entre comerciantes desconhecidos, embora ainda existam problemas com a entrega.

Na verdade, uma das razões do sucesso da plataforma é dar aos vendedores um sistema de reputação baseado em reclamações e vendas bem sucedidas, bem como na qualidade do produto e na entrega. Em outras palavras, uma organização que decide começar a vender on-line pode ter todas as armadilhas de uma grande organização, mas só precisa protegê-la de manter uma boa reputação. 

Contudo, ainda não decidiu começar um negócio on-line? É de lá que vem o famoso portal de pechinchas online. Portanto, primeiro, você está considerando experimentar o que poderia ser vender eletronicamente através do Mercado Livre. Então veja como é fácil criar um grande anúncio.

Como funciona este mercado? 

Este mercado permite que você comercialize ou venda produtos somente se estiver registrado na plataforma. Portanto, esta é a primeira coisa que você deve saber sobre a venda no Mercado Livre. 

Seu funcionamento para os clientes é bastante simples. Uma vez registrado na plataforma, é possível procurar os produtos desejados, filtrar o tipo de solicitação, fazer perguntas e até mesmo avaliar o serviço dos vendedores. 

Na situação dos vendedores, o Mercado Livre concede os chamados selos “MercadoLíder”, que definem as qualidades de cada vendedor. Os tipos de certificado são os seguintes:

  • MercadoLíder;
  • MercadoLíder Ouro;
  • MercadoLíder Platinum.

Estes selos servem para

  • Indicar a reputação do vendedor ou da loja; 
  • Há quanto tempo eles estão no mercado;
  • Quantas vendas foram realizadas;
  • Grau de serviços oferecidos;
  • Interação com o comprador;

Entre outros componentes.

Com estas medalhas, o vendedor recebe um desconto e ainda mais benefícios, tais como menores custos de envio ou acesso a novas ferramentas. 

Quais são os custos de venda no Mercado Livre? 

Para entender quanto custa vender um produto no Mercado Livre, é preciso primeiro entender como funciona o registro dos produtos, os chamados “anúncios”. Há 3 modos: Livre, Normal e Pago. Lembre-se de que o preço mínimo de cada produto deve ser de R $7,00. 

Você pode ver as vantagens e desvantagens de cada categoria de anúncios na tabela abaixo. O mesmo produto pode ser registrado em todas as três categorias. Talvez 3 anúncios: um grátis, um tradicional e um premium. A publicidade Premium tem mais alcance e pontos de vista do que os anúncios tradicionais e gratuitos.

Como vender no mercado livre?

Agora que você sabe o que é, como funciona, quanto custa e outros fatos importantes sobre a venda no Mercado Livre, é hora de aprender como fazê-lo na prática. vamos 

1 – Criar uma conta 

Antes de tudo, o primeiro passo para vender no MercadoLivre é criar uma conta. Você pode fazer isso acessando o site do Mercado Livre ou baixando o aplicativo da plataforma em seu telefone (disponível para as versões iOS e Android). 

Como o Mercado Livre é uma plataforma de vendas aberta a todos, é possível utilizar sua conta de consumidor para vender um produto on-line. Se este for o seu caso, sugiro que você torne seu perfil o mais profissional possível.

Se você ainda não tem uma conta na plataforma, faça o seguinte:

Clique em “Importar sua conta”, no canto direito visível do site. 

Você será redirecionado à página de registro como assunto, mas também pode se registrar como uma organização. Basta clicar no botão “Criar conta comercial”.

Em caso de registro pessoal, você deve preencher com: 

  • Nome e sobrenome;
  • CPF;
  • Endereço de e-mail;
  • Crie uma senha.

Para a contabilidade da organização, os dados são: 

  • CNPJ;
  • Nome da organização;
  • Correspondência eletrônica;
  • Crie uma senha.

Quando todos os campos estiverem preenchidos, clique em “Continuar”. 

R ou receberá rapidamente o código de confirmação de registro que você forneceu durante o registro em seu e-mail. 

Uma vez recebido o código, digite-o no campo fornecido e sua conta Mercado Livre será ativada. 

Agora você está pronto para fazer sua primeira transação no mercado.

2. registrar seu primeiro produto

Para criar sua primeira listagem, você deve clicar no ícone em seu perfil e ir para “Vender”. 

Favor observar que, nesta fase, a prova de propriedade da listagem requer prova de identidade através do envio de uma foto de um arquivo válido de status de pessoa física. 

Para a contabilidade como pessoa jurídica, além de informações como CNAE e faturamento mensal, o processo exige a apresentação de um arquivo pela empresa (contrato social, CCMEI ou DeCore) e o representante legal da pessoa física. 

Após a validação, é hora de escolher o que você deseja anunciar: produtos, veículos, imóveis ou serviços (seguimos a descrição, considerando a comercialização dos produtos).

Depois de escolher “Produtos”, você deve:

  • Informar o nome do produto, a marca eo modelo;
  • Admita a regulamentação sobre a veracidade dos produtos;
  • Selecione as categorias mais corretas para o produto, utilizando as recomendações do Mercado Livre;
  • Integrar qualquer informação adicional necessária para o produto;
  • Responder se o produto é novo ou usado;
  • Selecione a cor e os tamanhos disponíveis
  • Adicione fotos do produto, parte em estoque por tamanho e código EAN de cada alteração.

Na primeira mensagem, o sistema pede que você confirme seus dados (nome ou nome da empresa, CPF/CNPJ, etc.) e número de telefone. Verifique se todas as informações estão corretas e clique em “Salvar e continuar”.

3 – Configurando os tipos de publicidade no Mercado Livre

O Mercado Livre Publicidade é um recurso que fornece recursos de mídia para aqueles que pretendem vender no Mercado Livre. 

O Mercado Livre Anuncio é uma ferramenta que fornece recursos de mídia para aqueles que planejam vender no Mercado Livre. 

As listas do Mercado Livre estão divididas em três categorias: Livre, Tradicional e Premium. Todos têm diferentes porcentagens de taxas e comissões. 

Para mais informações sobre estes valores, veja este artigo de promoção do Mercado Livre. 

Entretanto, existem outras formas de anunciar fora do Mercado Livre que são muito eficazes para todos os tipos de negócios…

5. Preencher os detalhes de entrega

Aqui você deve indicar se os clientes podem pagar suas compras no MercadoLivre pessoalmente ou se você só envia para o endereço de casa deles. 

Além disso, é solicitado o endereço do qual as remessas são feitas, para que o sistema o utilize para calcular a remessa. Os preços aplicáveis serão exibidos por local quando você completar as informações necessárias.

6. Concluir o anúncio

Contudo, digite informações adicionais sobre o produto, tais como garantia, informações descritivas e vídeos. 

Lembre-se de que os clientes não podem tocar no produto enquanto pesquisam on-line, portanto, quanto mais informações você fornecer, melhor. 

Como vender no Mercado Livre: passo a passo
Como vender no Mercado Livre – (Foto Pexels)

Sendo assim, você também pode clicar em “Confirmar anúncio” para ter certeza de que todas as informações estão corretas. Quando tiver certeza de que tudo está correto, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão “Promover”. 

Continuando com o passo anterior, a primeira venda através do Mercado Livre é suficiente. E já que estamos falando de vendas on-line, você também pode aprender como criar um site de vendas.