Você conhece bem as finanças pessoais? Sabe como fazer seu dinheiro trabalhar mais para você? Você dominou o segredo da riqueza a longo prazo? Dessa forma, iniciar um blog de finanças pessoais em 2022 é uma excelente maneira de compartilhar seu conhecimento, ajudar as pessoas a atingir suas metas financeiras e monetizar suas habilidades.
Mas existe mercado para isso? Sim – e só está crescendo! Hoje, mais de 77% dos brasileiros estão preocupados com dinheiro, e quase 80% dos lares no país fazem disso uma resolução recorrente a cada Ano Novo para tentar melhorar suas finanças a cada novo ano que chega.
Então, fazer um blog de finanças pode ser uma forma de conseguir ter aquele site que você sempre sonhou e conseguir seguidores e sucesso. Por isso, veja como começar:
Etapa 1: conheça suas razões para iniciar um blog
Assim como em qualquer outro negócio, definir metas claras e alcançáveis é a chave para o sucesso. Portanto, antes de investir tempo e recursos para iniciar um blog de finanças pessoais, é crucial saber o porquê!
De acordo com estimativas recentes, finanças pessoais é o segundo nicho de blogs mais lucrativo, faturando mais de US$ 9.100 (pois os pagamentos de monetização são feitos em dólar) e perdendo apenas para blogs de comida. Mas, embora a monetização e a construção de um segundo fluxo de renda sejam motivações comuns para os blogueiros, elas não são as únicas.
Algumas outras razões válidas para blogar sobre finanças pessoais incluem:
- Criando um espaço para se expressar
- Ajudar os outros a construir melhores hábitos de dinheiro
- Compartilhando seus conhecimentos e habilidades
- Fazendo parte da comunidade de blogs
- Aprendendo novas habilidades
Adicionar um blog ao site da sua empresa também é uma ótima maneira de direcionar o tráfego para o seu site e criar credibilidade.
Etapa 2: escolha seu nicho com sabedoria e aprenda sobre seu público
O campo de finanças pessoais é amplo e complexo e, a princípio, você pode ter dificuldades para estabelecer seu blog como um recurso abrangente em todos os tópicos. Considere começar pequeno e se especializar em um nicho específico, como estratégias de orçamento doméstico ou dicas para viver sem dívidas.
Depois de escolher seu nicho, construa uma persona de cliente para entender melhor seu público. Saber o que seus leitores estão procurando é a chave para responder às suas perguntas e mantê-los voltando.
Etapa 3: escolha e proteja seu nome de domínio
Escolher seu nome de domínio é sem dúvida um dos mais desafiadores – e impactantes! – escolhas que você terá que fazer durante sua carreira como blogueiro de finanças pessoais.
Vamos começar cobrindo as regras básicas a seguir:
- Tente manter o sufixo de nível superior .com se puder
- Encapsule uma palavra-chave de alto volume em seu nome de domínio
- Escolha um nome de domínio que seja curto, fácil de soletrar e simples de pronunciar
- Pense no seu nome de domínio como parte da sua estratégia de branding
- Evite hífens e caracteres complexos
Depois de ter um nome de domínio que atende a todas essas caixas, é hora de pensar no impacto que ele pode ter em sua marca. Dessa forma, idealmente, você desejará um nome que ofereça espaço para expandir e explorar novos nichos.
Assim, por exemplo, se seu domínio for “compraevenda.com” e você desejar expandir para outras áreas de finanças pessoais, como pagamentos de empréstimos, poderá ter dificuldades para expandir seus negócios com o mesmo nome.
Etapa 4: encontre uma plataforma de hospedagem na web que atenda às suas necessidades e habilidades
Hoje, existem muitas plataformas de hospedagem na web e sistemas de gerenciamento de conteúdo para escolher. Sem dúvida, os mais famosos incluem WordPress, BlueHost e Hostgator. No entanto, com tantas opções, você não terá dificuldade em encontrar o melhor sistema para seus objetivos e níveis de habilidade.
Por exemplo, usar o Wix e o Blogger são ótimas maneiras de criar um blog rápido e visualmente atraente que permite que você se concentre na criação de conteúdo de alta qualidade – o que nos leva ao próximo passo!
Etapa 5: saiba no que seu público está interessado e comece a criar conteúdo
Se você não tem muita experiência como criador de conteúdo, pode ser difícil encontrar a melhor maneira de colocar seu conhecimento de finanças pessoais no papel e entregá-lo de uma maneira fácil de digerir, envolvente e eficaz. Uma ótima maneira de saber mais sobre o tipo de conteúdo que seus usuários desejam ver é acessar os sites dos concorrentes e descobrir o que interessa ao seu público e com qual tipo de conteúdo os usuários mais interagem.
Depois de ter uma visão mais clara de como atrair usuários para seu blog de finanças pessoais, considere aprender mais sobre os fundamentos da criação de conteúdo. Se isso realmente não é o seu forte, a terceirização de um criador de conteúdo experiente ou especialista em marketing pode ajudar.

Mídia Social: 5 dicas para o seu negócio ter sucesso nas redes sociais
Passo 6: Cresça seu blog de finanças pessoais – e suas habilidades!
O sucesso do seu blog depende em grande parte do seu próprio conhecimento de finanças pessoais e da sua capacidade de acompanhar as mudanças nas tendências do mercado. Portanto, se você deseja criar um blog que importe e continue inspirando as pessoas nos próximos anos, comece investindo em si mesmo.
Considere aprender mais sobre finanças pessoais, construir conexões com outros blogueiros do setor e investir em cursos de treinamento para se tornar um melhor blogueiro e criador de conteúdo. Tenha em mente que o blog é um jogo de longo prazo – mas pode render uma satisfação infinita e pagar todo o trabalho que você está fazendo hoje!