A tentação de gastar dinheiro aparece em quase todos os lugares que você vai. Esteja você no supermercado, verificando seu e-mail ou rolando no Instagram, os anúncios estão em todos os lugares que você olha. Atualmente, os anúncios direcionados estão ficando cada vez melhores em roubar sua atenção e seu dinheiro. Embora as compras nunca saiam de moda, você pode estar se perguntando como parar de gastar dinheiro em itens ou coisas que não precisa. Por isso, felizmente, temos alguns truques para te mostrar.
Desde se tornar seu próprio monitor até criar e manter um orçamento, existem algumas maneiras de evitar a tentação de gastar demais. Os gastos excessivos não apenas afetam suas finanças, mas também podem prejudicar suas chances de atingir suas metas financeiras. Por isso, vamos te mostrar como reduzir a sua tentação de gastar dinheiro com nossas 10 dicas para manter os gastos do seu orçamento sempre baixos.
1. Conheça suas fraquezas
Enquanto você está se preparando para acabar com os gastos excessivos, primeiro descubra onde você gasta mais dinheiro. Examine suas declarações recentes e destaque quaisquer despesas desnecessárias. Então, se pergunte onde você está gastando mais em itens ou serviços que beneficiam suas finanças ou as roubam? Em seguida, depois de reconhecer suas despesas desnecessárias, é a hora de limitar seus gastos.
2. Crie um orçamento e cumpra-o
Agora que você identificou onde gasta demais, é hora de criar um orçamento para manter suas tentações afastadas. Como regra geral, você deve seguir a regra 50/30/20 – 50% de sua renda para necessidades, 30% para extras e 20% para suas economias. Depois de descobrir quanto dinheiro entra e quanto sai, defina suas metas de orçamento mensal. Como cada mês pode ter despesas diferentes, planeje os ajustes. Sente-se no final de cada mês para reajustar seu orçamento para o próximo mês.
3. Dê a cada real um propósito antes de gastar dinheiro
Ao criar seu orçamento, tente orçar para zero. Quando você tem dinheiro extra em sua conta, pode se sentir tentado a gastá-lo em coisas que não precisa. Assim, depois de contabilizar suas despesas necessárias, como aluguel, eletricidade e Wi-Fi, divida o valor que sobrar para colocar em suas economias, pagamentos de dívidas extras e investimentos até chegar a zero.
4. Compre apenas com uma lista
Escreva uma lista de compras antes de entrar na loja para garantir que você tenha tudo o que precisa sem extras. Enquanto você está comprando, atenha-se apenas ao que está na sua lista. Dessa forma, se não estiver na lista e você não tiver um orçamento para isso, coloque-o de lado e continue andando.
Etapa de bônus: Então, para evitar compras por impulso, cancele a assinatura de todos os seus boletins por e-mail e exclua os aplicativos de compras do seu telefone.
5. Verifique seu orçamento antes de gastar
Se você estiver de olho em um item para o qual não está no orçamento (isso acontece!), verifique sua conta bancária antes de fazer a compra. Dessa forma, se caber no seu orçamento, faça a si mesmo as perguntas difíceis. Você realmente precisa deste item? Se sim, como isso beneficiaria você e seu estilo de vida? Poderia economizar tempo ou dinheiro? Se sim, prossiga com a compra respeitando seu orçamento.
Etapa de bônus: Primeiramente, espere três dias antes de comprar um item desnecessário. Então, após 72 horas, se você ainda estiver interessado e caber no seu orçamento, volte e pegue.
6. Não gastar dinheiro em compras desnecessárias
Se os itens da sua lista de compras não estiverem à venda, não procure itens desnecessários nas prateleiras de venda. Você pode sair da loja comprando algo que não precisa porque “foi apenas cinco reais!” Chute as compras com desconto para longe, a menos que os itens que você precisa façam parte da compra. Economize tempo e dinheiro evitando catálogos de desconto e seções de venda de produtos que você não precisa.
7. Defina novas metas de orçamento e repita
Os desafios ajudam a manter seus olhos no prêmio. Estabeleça metas diferentes ao auditar seu orçamento a cada mês. Assim, um mês você pode querer se concentrar em contribuir para seu fundo de emergência, enquanto no outro você pode querer aumentar seus pagamentos de algum empréstimo ou financiamento. Por isso, seja criativo com seus objetivos e configure alertas de orçamento para garantir que você os alcance.
Invista seu tempo e dinheiro em coisas que ajudam você a economizar
O que mais você poderia fazer com seu dinheiro para ganhar mais? Simplesmente investir cem dólares em equipamentos de ginástica em casa poderia pagar por si mesmo (e mais) em vez de comprar uma assinatura anual da academia. Assim, abaixo estão mais algumas opções que podem economizar tempo e dinheiro ano após ano.
- Faça seu café em casa: compre uma cafeteira e uma xícara que você ama. Use sua máquina e copo reutilizável todos os dias para economizar centenas de dólares em café para viagem.
- Use produtos reutilizáveis: Reduza o desperdício e compre produtos reutilizáveis. Por exemplo, troque suas toalhas de papel por toalhas reutilizáveis para economizar a terra e o orçamento.
- Compre qualidade em vez de quantidade: Por exemplo, invista em peças básicas de roupas em vez de fast fashion. Você pode economizar dinheiro e tempo comprando constantemente roupas novas.
- Crie uma academia em casa: compre alguns pesos, um tapete de ioga e uma garrafa de água e faça um treino suado em casa. Você pode até se sentir menos estressado com o trânsito para chegar à sua aula de ginástica a tempo.
- Acompanhe seus gastos em tempo real: Baixe nosso aplicativo gratuito para acompanhar seus hábitos de consumo, mesmo quando estiver fora de casa. Assim, você pode configurar alertas para garantir que você esteja sempre em dia com seu orçamento.
- Divida o tempo para seus projetos de paixão: diga não a eventos que não o beneficiam e use esse tempo para criar projetos de renda passiva que duram a vida toda.

Leia também: Orçamento: 10 dicas de gestão de dinheiro para facilitar a sua vida financeira
Conclusão: Gastar dinheiro apenas quando for preciso
Por fim, mesmo que você queira economizar mais e gastar menos, não precisa cortar todas as suas coisas favoritas do seu orçamento. Em vez disso, pratique gastar com um propósito. Seus jantares semanais na cidade podem não significar tanto quanto quando você se delicia com um bom bife feito em casa. Se você é frequentemente tentado a gastar seu dinheiro em vez de economizar, crie um orçamento para garantir que você esteja sempre acompanhando e cumprindo suas metas de economia. Então, agora é colocar as dicas para funcionar!