Início Economia Organizar Finanças: Aprenda como ter um maior controle do seu dinheiro

Organizar Finanças: Aprenda como ter um maior controle do seu dinheiro

Organizar Finanças: Aprenda como ter um maior controle do seu dinheiro
Organizar Finanças: Aprenda como ter um maior controle do seu dinheiro
Publicidade

Se você está lutando com suas finanças e não sabe por que talvez precise trabalhar na organização. Saber organizar suas finanças é uma parte importante para conseguir a calma e estabilidade financeira. Se você for desorganizado, tudo vai ser mais difícil do que deveria. É hora de aprender a organizar suas finanças como um contador. Depois de organizar as coisas, você descobrirá que é mais fácil do que pensava atingir as metas financeiras.

Publicidade

Você não é o único por aí que pode ter problemas para se organizar financeiramente. Muitos consumidores têm esse mesmo problema. Infelizmente, as finanças desorganizadas dificultam o pagamento e o controle das suas despesas, ou seja, ela reduz seu potencial. Dessa forma, é mais fácil ignorar os pagamentos quando você está assim. Como resultado, você pode ter problemas de crédito e até mesmo não conseguir juntar uma grana no final de cada mês. Por isso, é bom sempre manter as finanças fortes.

Agora é a hora de melhorar sua organização. Você vai descobrir que isso vai te deixar muito melhor financeiramente. A organização torna mais fácil e conveniente cumprir suas obrigações financeiras. A longo prazo, isso significa que você também vai aumentar o seu potencial. Então, agora vamos conferir como conseguir isso.

Organizar Finanças: Aprenda como ter um maior controle do seu dinheiro
Imagem: Reprodução/Canva Pro

Importância de Organizar Finanças

Não dê menos valor a importância de ter uma organização financeira. Muitos consumidores erram no momento em que acreditam que podem atingir metas sem se organizar. Na verdade, esse fato só vai realmente torna tudo mais difícil. Você precisa aprender a organizar suas finanças. Caso contrário, você estará lutando uma batalha desleal. Não há razão para tornar as coisas mais difíceis do que deveriam ser. Na verdade, você quer simplificar sua vida, estou certo?.

As coisas demoram mais quando você está desorganizado. Pagar uma conta – uma tarefa que deve levar apenas alguns minutos – pode levar dias de atraso, multas, entre outros problemas. Isso é possível se você tiver que procurar em todos os lugares ou em meio a papeladas onde tem colocado os recibos, ou pior, pode gerar um esquecimento dessa conta. Com maior organização, você não vai perder os itens que precisa. Você vai saber na hora onde encontram seus documentos financeiros. Na verdade, com organização você pode até automatizar tarefas.

Aliás, isso lhe dá mais tempo livre para aproveitar a vida de forma tranquila. Pare de deixar as tarefas financeiras sugarem seu tempo. Organizar as finanças é otimizar sua vida.

Publicidade

Defina metas gerais

Primeiramente, antes mesmo de começar, é melhor ter alguns objetivos em mente. Um objetivo financeiro é algo que você deseja conquistar. As metas devem te levar ao futuro que você imagina. Os pontos que são mais importantes para você dependem do momento da vida em que você se encontra e da sua renda. Coloque um monte de pensamentos e energias em seus objetivos. Pois, isso vai te ajudar a ter mais força de vontade para organizar suas finanças.

Dessa forma, você deve entender a importância do planejamento financeiro baseado em metas. Sem metas, você pode perder rapidamente o interesse em fazer melhorias financeiras. Pois, elas podem te manter motivado. Defina metas que sejam realistas para o seu momento. Ao mesmo tempo, também pode traças metas de longo prazo, para serem atingidas gradativamente.

Assim, pergunte para si mesmo coisas do tipo: O que você quer alcançar na vida? Com que idade você quer se aposentar? Todas essas são considerações importantes e vão te ajudar a buscar seus objetivos.

Publicidade

3 passos sobre como organizar as finanças

Quanto mais você souber sobre como organizar suas finanças, melhor. Para isso, você vai precisar criar novos hábitos financeiros. Assim, uma vez que você tenha trabalhado em seus hábitos, vai ficar mais fácil chegar as suas metas e a ter a vida bem mais simples e organizada.

Dê uma olhada crítica em suas finanças. Talvez isso lhe dê respostas sobre quais são seus maiores problemas. Assim, busque resolver os seus problemas financeiros mais significativos primeiro. Você não vai mudar completamente suas finanças da noite para o dia. No entanto, começar é essencial. Os primeiros passos que você dá muitas vezes podem ser os mais difíceis. As coisas ficarão mais fáceis à medida que você pegar o jeito da organização financeira.

Publicidade

Aqui estão onze passos importantes sobre como organizar as finanças, confira:

1 – Acompanhe os seus gastos

Você precisa acompanhar seus gastos para otimizar suas finanças. Acompanhar seus gastos é uma forma importante de analisar sua situação financeira. Se você quer saber como organizar suas finanças, foque nos gastos. Você deve fazer isso porque gastar é o maior problema para a maioria dos consumidores.

Você precisa controlar seus gastos se suas finanças estiverem em desordem. Isso provavelmente significa que você está gastando muito. Além disso, provavelmente significa que você não está totalmente ciente dos problemas de gastos. Você não sabe com o que está gastando quantias excessivas de dinheiro.

É importante que você identifique seus maiores problemas de gastos. Então, você pode se concentrar em mudar seus hábitos. Você pode reduzir os gastos para economizar mais. E uma vez que você começa a economizar, você começa a acumular riqueza. Uma das melhores maneiras de fazer isso é abrir uma conta poupança.

Você pode acompanhar seus gastos de várias maneiras. Você pode listar suas contas e compras todos os meses. Seu banco ou instituição financeira pode oferecer ferramentas bancárias on-line que ajudam a controlar os gastos. Como disse Abraham Lincoln uma vez “Você não pode escapar da responsabilidade de amanhã evadindo-se hoje”.

Publicidade

2 – Elabore um orçamento

Criar um orçamento é muito importante para alcançar a organização financeira. Um orçamento ajuda você a otimizar sua renda. Também ajuda você a começar a desenvolver economias. Ao criar um orçamento, você lista todas as suas despesas mensais e quanto pretender conseguir de economia a cada mês ou pagamento novo.

Publicidade

Você descobre quais despesas você deve pagar todos os meses. As despesas que você deve pagar incluem o pagamento do aluguel ou de algum financiamento. Eles também incluem todo seu gasto com alimentação. Você pode ser capaz de reduzir essas despesas necessárias. Por exemplo, você pode se mudar para uma casa mais barata se o aluguel da atual for muito alto.

A elaboração do seu orçamento precisa incluir o cálculo de suas despesas opcionais a cada mês. Isso inclui custos de entretenimento, como saídas, festas, cinema e outros gastos que fazem parte da sua diversão, afinal, a vida não é só trabalhar e pagar boletos, certo? Mas, você também deve se concentrar em reduzir essas despesas e eliminar possíveis coisas desnecessárias.

3 – Organização com listas e tecnologia

Listar as tarefas financeiras com as quais você precisa lidar é bom para organizar suas finanças. Estas listas são muito importantes para a organização de qualquer um. Assim, ao criar uma lista você minimiza as chances de esquecer uma tarefa importante. Outra grande vantagem das listas é que elas facilitam a priorização de tarefas. Você pode colocar a tarefa mais importante no topo da lista. Então, você pode trabalhar seu caminho indo do ponto mais alto para o mais baixo em prioridade.

Por fim, você deve fazer uso da tecnologia para se organizar. Atualmente, você pode fazer os pagamentos de contas diretamente em seus cartões de crédito ou débito, por exemplo. Sem falar nos inúmeros aplicativos para pagamentos digitais, reduzir a quantidade de papel e otimizar seus pagamentos, são um ponto a ser explorado aqui.

Publicidade
Então, mantenha-se sempre organizado (Imagem: Reprodução/Canva Pro)

Conclusão – Organizar finanças é uma necessidade

Então é isso, agora é com você. Siga todas as dicas que o Top 5 te passou aqui e com certeza vai conseguir ter uma vida financeira mais organizada. Afinal, esse deve ser o objetivo de todos que enfrentam problemas na hora de organizar as suas contas. Aliás, aqueles que também não sofrem tanto com esse fato, podem melhorar ainda mais.

Por fim, lembre-se de criar as suas metas e tentar se manter focado nelas para que a sua vida dê um salto para a melhor. Dessa forma, os seus sonhos pequenos e grandes, vão estar mais próximos de se tornar realidade.