Início Pessoal Descubra como conseguir cursos gratuitos de Programação 

Descubra como conseguir cursos gratuitos de Programação 

13
0

Para quem tem interesse em aprender programação, vale a pena investir em cursos gratuitos de programação. Mesmo que não tenha o desejo de trabalhar de forma direta com ela, mas que o aprendizado traz benefícios, não se tem dúvidas. 

Alguns desses benefícios são: gerenciamento de sites, blogs e lojas virtuais. Independência de programadores externos para seus projetos pessoais, liberdade criativa para aplicativos, games, sistemas operacionais, sites e etc. 

Agora que já foi compreendido o quanto os cursos de programação são benéficos. Portanto, Vem a pergunta que não quer calar: você sabe o que é Programação? 

Continue lendo e compreenda melhor o que é e para que serve a Programação. 

Entenda o que é Programação 

Programar é planejar e instruir alguma coisa para que o funcionamento da mesma aconteça de um jeito específico. 

É quase como ser o gestor de uma empresa que tem funcionários que precisam ter um determinado padrão de comportamento e para tal, Assim sendo preciso de orientações específicas. 

Sendo assim, a Programação envolve uma série de códigos e linguagens de programação que dão os comandos para o funcionamento adequado das mais diversas funções que envolvem os computadores, dispositivos móveis, softwares, jogos eletrônicos, aplicativos, aparelhos eletrônicos e até os robôs. 

Descubra para que serve a Programação 

Já foi possível ter uma ideia de que a programação é um dos sustentos que move a tecnologia atualmente. Portanto fazer cursos gratuitos de Programação é muito importante, se você tem interesse na área. 

Sem dúvida, estando presente em todos os lugares que você possa imaginar, desde um simples relógio até os computadores mais complexos, entre outros. 

O papel do programador neste caso, é criar justamente os códigos, usando linguagens escritas específicas de programação. Para que todos esses dispositivos venham a funcionar da forma como se é esperado. 

Saiba como é a carreira de um programador 

Contudo, ser programador é ser um profissional da área da tecnologia da informação, e sua função é o desenvolvimento de sistemas para aplicativos de todos os tipos, tais como: aplicativos bancários, de mensagens, compras, jogos, sites e outros mais. 

A atuação desses profissionais são para atuarem em alguma destas principais áreas descritas abaixo: 

  • Desktop, desenvolvendo programas específicos para o computador. 
  • Web, desenvolvendo as aplicações concernentes à internet. 
  • Mobile, desenvolvendo aplicações para Apps de celulares e tablets. 
  • Games, criando jogos que atendem todos os tipos de plataformas. 

Em uma era onde a tecnologia tem reinado. As funções de um programador estão sempre sendo exercidas e não parece que essa alta vai cair por algum tempo. 

Compreenda as linguagem de programação devem ser estudadas 

O ideal é que todo programador, enquanto profissional da área, é desejável que tenha conhecimentos aprofundados em pelo menos uma das linguagens a seguir. As quais estão disponíveis em cursos gratuitos de Programação.   

Linguagens de sistema C, Go, C++, linguagem orientada para objetos Python ou Java. Linguagem de programação funcional Scala e a linguagem de script Python e JavaScript. 

Sendo a sua lista de linguagens fundamentais, as seguintes:  

  • Python 
  • Kotlin 
  • Java 
  • JavaScript/ NodeJS 
  • TypeScript 
  • Go 
  • Swift 

Confira como aprender sobre Programação 

Sabendo já o que é e para que serve a programação, agora é a hora das dicas de como aprender Programação. 

Este é o momento de conhecer as melhores instituições para aprender a respeito deste assunto e sem gastar nadinha. Portanto, Venha conferir as dicas logo abaixo: 

Onde estará uma lista com as principais plataformas e sites que colocam à disposição cursos e conhecimentos específicos de forma gratuita aos clientes que tem interesse em aprender a programar e desejam de alguma forma se especializar neste ramo profissional. 

Existem, entre esses relacionados a seguir, fóruns onde podem trocar informações e algumas experiências que agregam conhecimento tanto a usuários como a estudantes. Mas verifique antes se eles estão na língua inglesa e se tem versões na língua portuguesa. 

Pois se todos forem em língua inglesa, talvez você tenha alguma dificuldade se não tiver conhecimento em inglês. Mas nada que uma boa pesquisa para tradução não ajude. 

Aprenda sobre Programação de forma gratuita nas plataformas através de ferramentas 

As plataformas a seguir oferecem cursos gratuitos de Programação para quem deseja estudar sobre em suas próprias casas. 

Coursera 

Com a oferta de cursos em diversas áreas e também uma variedade de opções em Programação. Incluindo materiais e lições. 

Na plataforma da empresa é possível aprender desde raciocínio lógico e introdução até programação. Se arriscando logo em suas linguagens, como Python, Java, HTML e Programação IoT. 

Para saber mais acesse o link

BitDegree 

As opções de cursos desta empresa são gratuitos também, incluído o desenvolvimento de games, como por exemplo: “Como aplicar a matemática nos jogos de videogame: guia em vídeo completo” e “Guia de desenvolvimento de jogos Unity para iniciantes”. 

Saiba mais clicando neste link

Codecademy 

Antes de tudo, esta é uma plataforma que tem como foco os que desejam aprender sobre códigos. Contendo um material excelente em que explica cada linguagem de programação. Oferecendo os mais variados tipos de acesso, e entre eles, o gratuito. 

O conteúdo é interativo e com práticas diárias, mas o site todo é na língua inglesa. 

Quer saber mais? Clique aqui no link 

Khan Academy Brasil 

Os cursos gratuitos de Programação e outros oferecidos nesta plataforma são de introdução à programação e chegam até aos níveis avançados das principais linguagens, como por exemplo, a JavaScript.  

O material é bem organizado e é segmentado em blocos para melhor interação dos interessados. 

Saiba mais clicando neste link  

Udemy  

Primeiramente, está é uma gigante, literalmente, plataforma que faz o oferecimento em cursos gratuitos em diversas áreas, o que inclui a programação. 

Contudo, existem também as opções pagas, além das gratuitas, para o aprendizado do desenvolvimento dos sistemas, games, apps, aplicações móveis, criação dos sites de e-commerce e outros mais. 

Descubra mais clicando no link aqui

Dicas para quem está começando estudos a distância

Cursos gratuitos de Programação - PC Com Código De Programa Na Tela
Cursos gratuitos de Programação 
  • Separe um tempo específico para seus estudos. Livre de qualquer coisa que possa lhe tirar o foco; 
  • Descubra o melhor lugar para estudar com concentração. Longe de tudo e todos que possam ser uma distração; 
  • Retire as notificações das suas mídias sociais. Ou ative o NÃO PERTURBE para que não haja nada a interromper; 

Contudo, todas as dicas acima e conteúdo dos sites e plataformas disponíveis. Portanto, não perca mais tempo e faça algum dos cursos gratuitos de Programação acima.